quarta-feira, junho 28, 2006

Azeitonas no Maxime (Lisboa)

É preciso fazer justiça, principalmente quando ela é devida e muito merecida. Cá está então, uma foto do Marlon!!!
Se te concentrares durante 30 segundos, podes imaginar que ele está a ligar-te e a dizer:

"Tou?
Ainda bem que telefonaste
Tou?
Ainda bem que te lembraste…
Tou?
Já nem estava à tua espera
És a flor da minha primavera"

(se, entretanto, o telemóvel tocar, não te assustes!!)

E foi assim, o arranque para mais uma grande noite cheia de azeite!

A realidade é que a chamada era com a Nena, que está sempre a dar-lhe para trás...
Parece-me bem que se faça dificil, afinal, ela tem este charme todo que sai da fotografia e nos bate nos olhos.
Mas, ó Nena, é preciso seres sempre tão inflexível??
Terás consciência do privilégio que tens?
Achas que se eu comprar um vestido igual ao teu e aprender a cantar, tenho alguma hipótese de ficar com o teu lugar??

Fora este feitio complicado, a Nena esteve toda a noite deslumbrante e parece-me que ela é a que se diverte mais no meio de tanta azeitona!!




O concerto no maxime foi igualmente um sucesso!!
Casa cheia de gente, de bom humor, de boa música e de muitas caras conhecidas.
Estiveram lá, só para citar alguns, o Gato Zé Diogo Quintela, o Camané, o Irmão Catita Manuel João Vieira, e a filha do Robert de Niro, Deedre.
E a Maria Azeitola, claro está!!!
Foi uma noite cheia de estrelas a brilhar!!


O AJ esteve sem novidades. Bom demais para ser verdade! Peço desculpa, mas não consigo comentar este azeitona, aquele ar tímido que ele tem bloqueia-me o raciocinio.
Assim, deixo aqui, o alinhamento:
1. Tou/gnomo
2- intro instrumental
3. Turné
4. Zão
5. Slvia lberto
6. Bifas de albufeira
7. Amanhã de manhã (cover das Doce)
8. Esta balada que te dou (com Armando Gama)
9. Um tanto ou quanto atarantado
10. Sinto-te em mim

E acabou por aqui, mas a sala estava ao rubro, queria mais e não se calou até que todos voltaram para um encore ao som de Sílvia Alberto com o Armando Gama, que deu grande show a fazer air guitar, enquanto a assistência enlouquecia por completo.

(Não está confirmado oficialmente, mas surgiram rumores de uns desmaios)

A ajudar à festa estiveram os HornFlakes (PJ, RADJID e FILK), o naipe de sopros que dão aquele colorido especial ao som dos Azeitonas e claro, o Salsa, o grande director musical de todo o colectivo!!!

Por último ficam duas fotos:

A primeira, que dá uma visão geral do palco:

E a segunda, que dá uma visão específica e bastante agradável do nosso querido azeitona Marlon:

E por hoje ficamos por aqui, que também há limites para a emoção!! Foi muito, muito fixe. Mesmo as pessoas que foram ao Maxime, só para ver "quem são esses Azeitonas afinal" sairam rendidas a tanta boa música, boa disposição e grande Festa!!!

5 comentários:

Anónimo disse...

Foi pena as doce não terem aparecido!!

Anónimo disse...

Os azeitonas são espetaculares, amei o concerto!!AJ, se vires este comentário, sou menina para ir até ao porto de proposito dia 14 so para te ver outra vez!!
Excelente trabalho com o blog alice, muita fora e beijinhos para ti!! ass: AJtola

wallyjoe disse...

Já havia boysbands. Já havia bandas de garagem. As primeiras, com uns jeitosaços bem alinhados, uns rostos de fachada, com vozinhas melodiosas (isto é quando cantam mesmo...) e a dançar "comme il faut", treinados por coreógrafos profissionais, maquilhados por gente famosa, vestidos pela alta costura. As segundas, habitualmente de carácter mais ou menos rebelde, de letras alternativas e postura de desafio, compondo os seus temas e fabricando o seu próprio som. E então, algures no Portugal em crise de 2005, eis que surge uma terceira via: o cruzamento das duas vertentes, com um resultado bastante aceitável. Os Azeitonas. A primeira boysband de garagem portuguesa! E a melhor. Aliás, é mesmo a única...AJ, Marlon e Cª dão cartas. Visualmente são uma espécie de revivalistas dos grupos "brilhantina" dos anos 50/60. A sonoridade é muito rock n´roll, na onda garageira, apesar de haver alguns temas na área da "balada alternativo-explicativa." Em termos de qualidade de som, é inegável que as mãozinhas de Rui Veloso (co-produtor do cd) e do guru Luis Jardim (responsável pela Produção) se fazem notar. No que se refere às letras, como os próprios assumem (consolidando a sua vertente boysbandesca), são eminentemente melodramáticas, estando os temas da deserção amorosa, do sentimento de abandono e do arrependimento presentes em 99% das canções - embora de formas muito, mas muuuuuuuuito diferentes do normal.
Vejamos o caso de "Zão", uma das canções mais dançáveis, numa onda twist (mas alegwe!!!), do álbum "Um tanto ou quanto atarantado". Este tema é um hino à necessidade de entusiasmo constante na vida, corporizada na figura de Zão (diminutivo de quê?!...) como é visível na repetição constante de "Quero ter-te...Zão!"
Vejamos o caso de "Nome da Canção", que é basicamente o quê?... A receita, explicitamente cantada, para fabricar uma canção romântica como deve ser.
Vejamos ainda "Bifas de Albufeira", uma quase-canção-de-marinheiros, uma ode um tanto ou quanto explícita demais, aos atributos "carnungueiros" das turistas inglesas que enxameiam o Algarve.
Vejamos e ouçamos. Todo o álbum. Sempre ouvi dizer que azeitonas fazem mal à boca, mas estes são é bons para o ouvido. E o único efeito secundário é a boa-disposição.
Convém é ter o neurónio da irreverência em velocidade máxima.

wallyjoe disse...

Espero ansiosamente por experimentar em breve a sensação de assistir ao vivo a uma performance dos "Olives". Pena que esses concertos especiais sejam só em Lisboa e Porto, mas enfim...

alice disse...

Caro Wallyjoe

Muito obrigada pelo teu comentário.
Não sabes como me alegra encontrar pessoas que compreendem o conceito dos Azeitonas!!!
E assumem sem reservas o seu valor.
Quanto ao teu 2º comentário, se não me levares a mal, vou inclui-lo em forma de pergunta, na entrevista que esta a ser preparada.
Até qq dia!! Num qualquer concerto do azeite!!